SOBRE

Núcleo Fuga!

O Núcleo Fuga! é um laboratório prático de pesquisa de linguagem, vinculado ao LUME Teatro, ativo desde o ano de 2006. É um espaço de experimentação transdisciplinar que explora relacionamentos práticos entre as linguagens cênicas do teatro, da dança e da performance; articulados principalmente aos procedimentos do LUME Teatro. Torna-se linha de pesquisa do Lume junto ao CNPq, em 2011, com intuito de criar uma zona de contato entre as linhas de pesquisa internas ao LUME com outras pesquisas de artistas externos ao núcleo. Dentre as obras artísticas já realizadas no Núcleo, destacam-se os espetáculos Fuga! (2007 - Prêmio Funarte Myriam Muniz) e Después (2013 - Prêmio Funarte Klauss Vianna). Nesse momento, a pesquisa prática do laboratório volta-se a promover encontros entre diversos artistas e pesquisadores acerca dos imbricamentos entre a prática artística e a pesquisa acadêmica; assumindo com isso, a Escrita Performativa como uma linha de pesquisa transversal. Através da promoção de eventos acadêmicos como oficinas, simpósios, palestras, O Fuga! objetiva gerar espaços de trocas de conhecimentos entre os mais diversos artistas e pesquisadores das Artes Cênicas no Brasil. Os materiais gerados a partir destes encontros serão ainda disponibilizados em uma plataforma virtual.

Ana Clara Amaral

Dançarina, coreógrafa e pesquisadora formada pelo Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2002). Doutora (2014) em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da mesma, onde também concluiu o Mestrado, desenvolvendo pesquisa sobre as relações entre a dança e o teatro a partir da Técnica Klauss Vianna e procedimentos do Lume, com orientação de Renato Ferracini. Acaba de receber o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2013 para criação de um solo de dança intitulado ¨O Presente¨, com direção de Eduardo Brasil. É também pós-graduada pela Universidade Federal da Bahia em parceria com a PUC-SP, no curso de especialização “Estudos Contemporâneos em Dança”(2007). Integra como dançarina e pesquisadora o Núcleo Fuga! – Núcleo de pesquisa de linguagem vinculado ao LUME teatro, onde participou do elenco do espetáculo “Fuga!” (2007), contemplado com o Prêmio Myrian Muniz do mesmo ano. Ficou em cartaz com a mesma peça no SESC Avenida Paulista- SP (fevereiro à março de 2008), além de apresentações no Teatro da USP-SP e no Feverestival- Festival Internacional de Teatro de Campinas. Acaba de receber o Prêmio Klauss Vianna de Dança 2014, para a montagem de um solo de Dança. Dirigiu o espetáculo ¨Movimento à Portinari¨ da Cia Florada de Dança do Grupo Primavera (PROAC ICMS 2013) e os espetáculos de finalização do Curso Livre de Teatro (Campinas-SP), em parceria com o ator Eduardo Brasil: ¨O homem da cabeça de papelão¨ (2012), adaptação do conto homônimo de João do Rio; ¨A mais valia vai acabar, Seu Edgar¨(2011), adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho; além dos espetáculos de teatro-dança: “Relicário” do Grupo de Teatro Segundo Encontro em 2011; e  “Comceição”, do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa em 2005, no qual atuou como docente também neste período. Foi professora do “Salão do Movimento”, espaço de pesquisa na Técnica Klauss Vianna coordenado pela bailarina Jussara Miller, onde também participou do curso “Processo Didático na Técnica Klauss Vianna” (2008). É professora do “Curso Livre de Teatro”, no Barracão Teatro (Campinas-SP) desde 2008. Realizou, como propositora, oficinas e workshops no Departamento de Artes Corporais da Unicamp, durante o FEIA (Festival do Instituto de Artes da Unicamp) e em diversos “Quintais de Dança” (Encontros de improvisação). Participou de oficinas e trabalhou com diversos profissionais das Artes Cênicas, entre eles: Denise Namura, Tiche Vianna, Neide Neves, Naomi Silman, Jesser de Souza, entre outros. Fez parte de equipe de produção da “Mostra de Dança Contemporânea de Campinas”, entre os anos de 2007 e 2008, onde também atuou como dançarina em 2007 e 2009.  

Eduardo Brasil

Formado em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2001), é doutorando pelo mesmo Instituto, no programa Artes da Cena. Fez o curso de especialização “A Arte do Brincante para Educadores” oferecido pelo Instituto Brincante, dirigido por Antônio Nóbrega e Rosane Almeida. Foi co-fundador do Grupo do Santo (1998-2005), onde atuou como iluminador, produtor e ator pesquisador; participou dos trabalhos “Retrato na janela”, “Ringue”, Melô da preguiça”, Cortejo Musical”, “O Boi Falô?” e “Museu de Ver Cidade”, apresentou-se e deu oficinas nos principais festivais nacionais e internacionais do Brasil como o Festival de Curitiba, FIT Rio Preto, FIT Belo Horizonte, Festival Isnard Azevedo e Festival de Inverno de Ouro Preto. Além de oferecer cursos de formação para atores e bailarinos em diversas cidades do Brasil. Desenvolve trabalhos na área de direção teatral desde 1998. É coordenador e professor do Curso Livre de Teatro desde 2005, onde dirigiu os espetáculos “A Mais valia vai acabar, seu Edgar” (2011), “O Homem da cabeça de papelão” (2012) e “A Cantora careca” (2013). Dirigiu também em 2012 o espetáculo “Os Cegos” com o grupo teatral Segundo Encontro. Em 2013 dirigiu o espetáculo de dança “Movimento à Portinari” com a Cia Florada. Atualmente está envolvido na direção de dois espetáculos, sendo um solo de dança contemporânea e um espetáculo teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dança e imaginação © 2014